Mesa Redonda (dia 14 de outubro de 2020)

Titulo: AS TIC’s no apoio à gestão operacional do risco

Alexandre Penha

Adjunto de Operações Nacional
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
Especialista em gestão da segurança e proteção civil

Breve Nota Biográfica

Alexandre Penha, licenciado em Gestão da Segurança e Proteção Civil, é Adjunto de Operações Nacionais no Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, onde tem responsabilidade na coordenação dos sistemas de apoio à decisão e gestão de ocorrências.
Iniciou a sua carreira como bombeiro em maio de 1997, no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, onde esteve até 2017, destacando-se o exercício funções no Gabinete de Apoio ao Comando, com responsabilidade na gestão e criação de informação geográfica e a participação em missões de ajuda internacional.
Durante a sua carreira participou em diversos projetos nacionais e internacionais no âmbito da Proteção Civil, de destacar o envolvimento nos grupos de trabalho para a criação do sistema de apoio à decisão da capacidade europeia de apoio ao combate a incêndios florestais (rescEU), para reforço da resposta médica do Mecanismo Comunitário de Proteção Civil e do desenvolvimento e implementação de sistema de simulação de comportamento de incêndio no sistema de proteção civil nacional (FIREMODSAT II).
Atualmente frequenta o Mestrado de Liderança de Pessoas e Organizações na Academia Militar.

Titulo: Operação de Borba

José Ribeiro

Comandante Operacional Distrital de Évora
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civi


Breve Nota Biográfica

Nascido em 8 de março de 1969 na freguesia de Veiros, concelho de Estremoz, casado e com 2 filhos.
Comandante Operacional Distrital no Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora da Autoridade Nacional de Emergências e Proteção Civil desde 2009, tendo sido 2º Comandante entre 2006 e 2009 e técnico superior desde 1999.
Participou em diversas operações de proteção civil, quer no âmbito do combate aos incêndios florestais, quer em operações de busca e resgate.
Presença em diversos exercícios nacionais e internacionais, destacando-se os seguintes:

  • Em 2009 no Exercício Internacional PTQUAKE em Portugal, integrando o Centro de Receção Internacional de Reforços;
  • Em 2018 no Exercício Internacional RIWATEREX em Madrid-Espanha, como Comandante da Força Operacional Conjunta de Portugal;
  • Em 2019 no Exercício Internacional CASCADE’19 em Portugal, como coordenador do Posto de Comando Distrital de Évora.

Licenciatura em Relações Internacionais (ramo economia e estratégia), pós-graduação em Gestão de Emergência e frequência de licenciatura em Geografia.
Formação complementar na área da proteção civil e segurança em diversas instituições nacionais, nomeadamente Gabinete Nacional de Segurança, Conselho do Planeamento Civil de Emergência, Escola Nacional de Bombeiros, Instituto de Estudos Superiores Militares e Academia Militar.
No quadro do projeto europeu FIRE 4, frequentou o General Training Course e o Advanced Training Course na Escola Nacional de Proteção Civil e Emergência (Espanha).
No âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, destaque para a frequência do Operational Management Course (Alemanha), High Level Coordination Course (Áustria), Assessment Mission Course (Bulgária e Chipre), Security Course (Dinamarca) e Staff Management Course (Suécia).
Perito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Membro da equipa de projeto para o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Professor Assistente Convidado do Instituto Politécnico de Portalegre.
Diversos louvores atribuídos pelo Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelos Secretários de Estado da Proteção Civil.