Transportes:

De avião:

TAP “Oficial Carrier”

TAP Code: IT20TPCG13

Folheto Informativo

T

Porto – Aeroporto Francisco Sá Carneiro (a 110 km de Coimbra);

Lisboa – Aeroporto da Portela (a 210 km de Coimbra).

Recomenda-se a utilização do comboio (train) para se deslocar dos aeroportos de Lisboa ou Porto a Coimbra:

Em Lisboa existem dois terminais ferroviários: Santa Apolónia e Oriente. O terminal mais próximo do aeroporto é o Oriente (aproximadamente 3 km). Quem chega ao aeroporto de Lisboa, deve apanhar um táxi para a estação de comboio Lisboa-Oriente. Os horários Lisboa-Coimbra B são estes.

Do aeroporto do Porto recomenda-se a utilização do metro (linha E) para chegar até o Terminal Ferroviário de Campanhã (a aproximadamente 33 min). Quem chega ao aeroporto do Porto, pode ir de METRO até à estação de comboios Porto-Campanhã. Os horários Porto-Coimbra B são estes.

De comboio:

De Lisboa ou do Porto chega-se a Coimbra usando os comboios que partem das principais cidades portuguesas (Lisboa e Porto) e são operados pela empresa “Caminhos de Ferro Portugueses”-CP (www.cp.pt). Também existem alguns comboios internacionais vindos da fronteira de Vilar Formoso/Irun, que chegam diariamente à Coimbra. Os congressistas que utilizarem o comboio para chegar a Coimbra irão desembarcar no terminal ferroviário Coimbra B.

Recomenda-se o uso do serviço de táxi para se deslocarem aos alojamentos. Também existe a opção de usar o comboio de ligação a partir de Coimbra B e ir até Coimbra A (centro da cidade) para os alojamentos situados na “Baixa” de Coimbra. Os comboios de ligação estarão disponíveis em Coimbra B e não é necessário comprar bilhete. O bilhete comprado para viajar até Coimbra B servirá para o comboio de ligação (de Coimbra B a Coimbra A).

Autocarro:

Serviços regulares de autocarros ligam várias cidades, vilas e principais localidades do país a Coimbra. A principal operadora é a Rede Expressos (www.rede-expressos.pt/).

Carro:

A partir de Lisboa (sul) ou Porto (norte) utilizar a A1 (auto-estrada).

A A14 liga Coimbra ao Litoral (Figueira da Foz), que acede a Lisboa e Porto por novas auto-estradas, mais junto à costa: A17 e A 8 para sul, e A17 e A29 para norte.

O IP3 faz a ligação desde o interior do país (Viseu) e, através da A25, desde a fronteira espanhola.

Informações sobre a rede de transportes urbanos de Coimbra estão disponíveis neste endereço.